Vale a pena usar milhas na alta temporada?

Será que vale a pena usar milhas na alta temporada? Essa é uma dúvida comum entre quem usa os programas de milhagens como forma de viajar.

É comum que em altas temporadas os preços das passagens aéreas aumentem, isso é algo natural. Tento isso em mente, é comum das pessoas questionarem se vale a pena usar milhas na alta temporada ou deixar para uma outra oportunidade que possa surgir.

Neste texto nós iremos nos aprofundar nesse assunto, descobrindo as diferenças entre as temporadas para as companhias aéreas, o melhor momento para emitir passagens, como lidar com programas de milhagem e se realmente Vale a pena usar milhas na alta temporada.

Quando é baixa ou alta temporada?

Para que a gente possa entender se vale a pena usar milhas na alta temporada, primeiramente devemos entender: o que é baixa e alta temporada?

A alta temporada são momentos de grande demanda de turismo, muitas das vezes motivadas pelo clima da região, pontos turísticos, calendário ou eventos sazonais.

Enquanto a baixa temporada se caracteriza pela baixa demanda de turismo, ou seja, quando menos pessoas viajam para determinados locais, também pelos motivos acima.

No Brasil, a alta temporada ocorre nos meses de Janeiro e Julho, na primeira quinzena de Fevereiro e na segunda de Dezembro, sempre seguindo calendários escolares.

Ainda existem os feriados nacionais, aqueles que acabam sendo considerados “feriadões”, que emendam vários dias e se tornam alta temporada para as companhias aéreas.

Também é importante destacar o clima para um local se tornar alta temporada. Por exemplo, no Nordeste, os turistas buscam a região por conta das praias, logo a alta temporada ocorre mais no verão, enquanto no Sul, a exemplo de Gramado, a alta temporada ocorre no inverno, sempre buscando aproveitar ao máximo o clima da região.

Os destinos internacionais geralmente são marcados pelo verão de cada país, porque se torna melhor para viajar, sem contar que é normalmente a época em que a maioria das pessoas está de férias.

Eventos sazonais também tornam determinados locais altas temporadas, por exemplo as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, que ocorreram no mês de Agosto.

Qual tempo de antecedência para comprar as passagens?

O momento certo para emitir uma passagem depende de alguns fatores: o momento em que está sendo comprada, a distância e se o destino é baixa ou alta temporada, por exemplo.

Não existe uma regra clara que diga “comprando em determinado dia será o melhor momento”, mas sim uma observação de mercado e consenso por experiência de movimento. E é necessário alertar que é diferente para viagens nacionais e internacionais.

Nas viagens internacionais, por exemplo, é bom se antecipar de 60 a 120 dias nos períodos de alta temporada, e de 30 a 60 dias nos períodos de baixa temporada. Enquanto no Brasil, para a alta temporada é interessante se antecipar em 60 a 90 dias, enquanto na baixa é possível fazer com 25 a 40 dias de antecipação.

Não se antecipe demais

Não compre as suas passagens com muito tempo de antecedência, por exemplo 6 a 8 meses de antecedência, porque alguns fatores podem vir a atrapalhar sua viagem, além de perder os períodos dos promoção que geralmente ocorrem nos momentos citados acima.

É possível que a empresa aérea cancele o voo em questão e seja necessário realocar os passageiros, dessa forma uma viagem de 5 a 7 horas, pode acabar se transformando em 12 horas devido a uma escala em outro país.

Da mesma forma pode ocorrer com empresas parceiras, como hotéis, translados e aluguel de veículos.

Outra possibilidade de risco ao se comprar com muita antecedência é que outra empresa pode começar a operar seus voos naquele trecho em questão, e devido à concorrência, os preços despencarem consideravelmente.

Vale a pena usar milhas em alta temporada para viajar

Não deixe para a última hora

Da mesma forma que não é aconselhável comprar com muitos meses de antecedência, também não é uma boa comprar a sua passagem em cima da hora, ainda mais se o destino for alta temporada, porque a tendência é que o preço aumente bastante.

Tendo isso em mente, não perca os períodos de promoção de passagens aéreas e até mesmo as promoções de milhas que são feitas periodicamente para adquirir a suas passagens.

Como eu disse em um artigo anterior, viajar de graça com milhas é antes de tudo uma questão de planejamento estratégico.

Usar milhas em alta temporada ou vender?

Por via de regra não vale a pena usar milhas na alta temporada. Geralmente nesse período as companhias aéreas liberam menos passagens por milhas, uma vez que a procura é alta e a intenção de lucratividade é grande.

Afinal de contas, quanto mais gente busca passagens, maior é a possibilidade de lucros, enquanto se essas pessoas forem utilizar milhas, o lucro reduz.

Então de que forma eu posso aproveitar as minhas milhas na alta temporada? Uma ótima opção é vendê-las, inclusive para pessoas que querem viajar na alta temporada e utilizar milhas.

Como a demanda por passagens é muito grande, a probabilidade de conseguir um bom preço por elas é considerável, pois nesta época a cotação de milhas tende a subir consideravelmente.

Por mais que as milhas não sejam tão procuradas na alta temporada, há casos de pessoas que compram para revendê-las em outros períodos.

O que pudemos concluir aqui é que não vale a pena usar milhas na alta temporada. Talvez a melhor opção neste período seja a venda delas e buscar uma compensação mais vantajosa financeiramente.

Existem sites de vendas de milhas como o HotMilhas e Max Milhas, em que você pode fazer cotações e analisar se a venda naquele momento é viável ou não.

Para completar as informações contidas nesta matéria, sugerimos que você também leia o nosso artigo Vender Milhas no Final do Ano é Melhor do Que Usar.

Sabendo se vale a pena usar milhas na alta temporada você poderá administrá-las melhor e com isso usufruir o máximo dos Programas de Milhas dos quais participa. Mantenha-se em dia com essa e outras dicas assinando a nossa Newsletter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here