O mercado de compra e venda de milhas – Entenda como funciona

O mercado de compra e venda de milhas de viagem já é uma realidade no Brasil e muita gente já está se acostumando a trabalhar com ele.

Muito embora não seja ainda regulamentado, este é um mercado que vem crescendo a cada dia, na medida em que as pessoas vão conhecendo e usando cada vez mais os programas de milhagem das companhias aéreas e programas de fidelização de diversas empresas.

A popularização do mercado de compra e venda de milhas é relativamente fácil de ser explicada. Algumas pessoas têm milhas de sobra em suas contas, e para não deixá-las expirarem, vender milhas em sites especializados é uma ótima opção.

Por outro lado, aquelas pessoas que querem viajar, mas não possuem o número de milhas necessárias para comprar a passagem aérea, recorrem aos sites de compra e venda de milhas compram milhas para cobrir o saldo que falta.

Como funciona o mercado de compra e venda de milhas

Nossa equipe selecionou as dúvidas mais comuns sobre o mercado de compra e venda de milhas, e abaixo explicamos cada um dos pontos que levantam mais dúvidas.

1 – Como funcionam os sites de compras de milhas

O primeiro passo para entender como funciona o mercado de compra e venda de milhas aéreas é justamente conhecendo o seu maior player: Os sites de compra e venda de milhas.

O funcionamento dos sites de compra e vendas de milhas é muito simples. Você se cadastra no site e envia um e-mail dizendo quantas milhas você gostaria de vender e a qual programa de milhagem elas pertencem.

O site então lhe envia uma mensagem de volta, informando a cotação atual para aquelas milhas que você quer vender.

Se você decidir fechar negócio, basta dar o ok para a transação e então o site fará uma verificação dos dados para poder dar continuidade à transação.

Se o consumidor aceitar o preço oferecido, ele deve se cadastrar junto ao site, que fará uma análise de dados, antes de dar continuidade à transação.

Conferidos os dados e fechado o negócio, é preciso enviar o login e senha do seu programa de milhagem para que o site possa fazer a transferência das milhas e recebe o valor da transação através de depósito em conta.

O mercado de compra e venda de milhas no Brasil conta com diversos sites. Entre eles destacamos:

Como você pode ver comprar e vender milhas é bem fácil, mas para entender realmente o seu funcionamento, é também importante conhecer o modelo de negócio.

2 – O modelo de negócio dos sites de compra e venda de milhas

Outra coisa importante para entender o mercado de compra e venda de milhas é entender o seu modelo de negócio.

Os sites especializados em compra e venda de milhas não criam um mercado paralelo de milhas de viagem, mas usam estas milhas para emitir passagens e vendê-las a outras pessoas e empresas.

Portanto, estes sites na verdade não compram e vendem milhas, como pode parecer, eles na verdade compram milhas para depois venderem passagens aéreas.

É um modelo de negócio bastante interessante, pois envolve uma engenharia bastante complexa. Um verdadeiro exemplo de negócio online criativo, mas fica aquela pergunta: Será que é seguro?

Como funciona o mercado de compra e venda de milhas

3 – Comprar e vender milhas em sites especializados é seguro?

No item anterior mencionamos que você terá que enviar o seu login e senha do programa de fidelidade para que a transação possa ser completada, o que certamente assusta muita gente, mas é claro que tão logo seja fechado o negócio, você pode e deve alterá-la.

Não há garantias de segurança de fato, mas por se tratarem de empresas sérias, que não estão brincando de fazer negócio no mercado de compra e venda de milhas, dificilmente ocorrem problemas. Eu, por exemplo, nunca tive.

4 – Quanto os sites de compra e venda de milhas pagam

O mercado de compra e venda de milhas funcionam como um mercado secundário deste ativo digital criado pelos empresas aéreas e programas de fidelidade dos cartões de crédito e outras empresas parceiras.

O valor pago pelas milhas varia dia a dia, obedecendo a boa e velha lei da demanda e oferta. É por isso, por exemplo, que usar suas milhas na alta temporada pode não valer a pena, em função da demanda elevada nesta época.

Este sistema de leilão cria também uma outra opção, que já é utilizada por muita gente, que é ganhar dinheiro com milhas, comprando na baixa temporada e vendendo na alta temporada.

Uma exceção a este modelo é o site MaxMilhas, onde não há um leilão propriamente dito. Nele é você que determina o quanto deseja receber pelas suas milhas.

Para saber qual é a cotação de milhas neste momento clique aqui.

5 – Existe uma quantidade mínima de milhas para vender?

Sim. Na grande maioria dos sites a quantidade mínima de milhas para vender está em torno de seis mil, mas o lote de referência para as negociações é de dez mil milhas.

Com o em qualquer outro mercado de lances, como a bolsa de valores e o mercado de câmbio, quanto maior for o número de milhas que você tiver para vender, melhor será o valor obtido pelo lote.

A explicação é muito simples. Com um número maior de milhas, fica mais fácil operacionalizar toda a transferência de uma conta para outra.

6 – É legal comprar e vender milhas em sites especializados?

Essa é uma questão muito interessante e que causa bastante dúvidas. Muito embora o contrato dos programas de milhagem, como o Smiles da Gol, não permita a comercialização de milhas, não há qualquer obstáculo legal para que isso aconteça.

Ou seja, não existe qualquer tipo de lei que impeça esse negócio, e sendo assim, não é ilegal. Não existe ainda uma regulamentação sobre a comercialização de milhas no Brasil, e por isso, não há qualquer tipo de impedimento legal.

Hoje em dia muita gente acumula milhas seja viajando, nas compras no cartão de crédito ou nos programas de fidelidade online. Isso vem criando um grande “estoque de milhas” no país na medida em que as pessoas acumulam pontos.

O mercado de compra e venda de milhas é uma consequência normal deste crescimento e é possível, e muito provável que cresça ainda mais nos próximos anos.

E então? Deu para entender como funciona o mercado de compra e venda de milhas? Se tiver alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo e se mantenha informado assinando a nossa Newsletter.

Por Pablo Valle

Mercado de compra e venda de milhas
5 (100%) 9 votos

4 COMENTÁRIOS

  1. O mercado de compra e venda de milhas ainda tem muito a crescer no Brasil. Se entrarem novas companhias então, vai ser ótimo!

    • Olá Eduardo

      Concordamos plenamente com você. O mercado de compra e venda de milhas ainda é muito incipiente no Brasil e suas perspectivas são animadoras.

  2. Acredito que este mercado de compra e venda de milhas ainda vá crescer muito no Brasil. Estamos apenas começando no universo de programas de fidelidade.

    • Olá Wilson

      Concordo plenamente com você. O mercado de compra e venda de milhas no Brasil tem ainda muito espaço para crescer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here