Dúvidas sobre programas de milhas – Encontre a resposta aqui

Para quem ainda tem dúvidas sobre programas de milhas, vamos mostrar o que são, formas de acúmulo e o que fazer com as milhas adquiridas.

Muitos dos nossos leitores nos enviam e-mails com perguntas sobre programas de milhagem que sabemos que podem estar atrapalhando bastante na hora de usufruir dos benefícios destes programas.

Por isso, a equipe do Milhagem Pro reuniu as principais dúvidas sobre o assunto e criou este pequeno Perguntas e Respostas para ajudar você a utilizar as suas milhas.

Principais dúvidas sobre programas de milhas

Tentamos reunir as principais dúvidas sobre programas de milhas nesta relação, mas se você não encontrou a resposta para o que você procura, deixe seu comentário ao final deste artigo.

1 – O que são milhas aéreas e pontos fidelidade?

Dentre as dúvidas sobre programa de milhas, vamos iniciar com o conceito de milhas aéreas e pontos de fidelidade para que você comece resolvendo questões de princípio.

As milhas aéreas foram o meio que as companhias acharam para fidelizar os seus clientes, optando por não utilizar as concorrentes, e recebendo como bônus a possibilidade de emitir passagens usando o seu saldo acumulado.

Enquanto isso, os pontos de fidelidade não geralmente bonificações em cartões de crédito ou programas próprios, onde o cliente recebe um saldo pela utilização, seja do cartão ou produto e serviço de determinada loja.

2 – Como acumular no programa de milhas?

Quase todo mundo acredita que a única forma de acumular milhas seja voando pela companhia aérea, que varia da distância percorrida, tarifa e classe do voo, mas essa dúvida sobre programa de milhas vai acabar.

O meio mais prático e que pode ser usado no cotidiano é o cartão de crédito, acumulando em suas compras e posteriormente transferindo para o seu programa de milhas preferido.

A outra maneira é comprando pela loja virtual do seu programa de milhagem, podendo multiplicar o seu acúmulo em até 10 vezes.

Sugerimos que você leia o nosso artigo Formas de Acumular Milhas Que Você Nem Sabia para conhecer algumas formas alternativas de acumular milhas e também o artigo Como Acumular Milhas Mais Rápido para acelerar este processo .

3 – Qual o melhor programa de milhagem?

Essa não é uma pergunta que podemos definir, porque essa é uma questão pessoal e varia de pessoa pra pessoa. O mais importante é analisar o seu perfil de passageiro, e nesse momento você deve analisar dois fatores importantes.

Os trechos voados das companhias. Mas por que? Ora, se você tem um perfil nacional para viagens, o mais indicado seria a Avianca, entretanto se você tem um grande volume de viagens internacionais, uma boa indicação seria a LATAM.

O segundo são os parceiros, uma vez que quanto mais parceiros determinada companhia tiver, maior é a facilidade em acumular milhas e trocar por produtos e passagens.

4 – Qual melhor cartão de crédito para acumular milhas?

Essa é uma dúvida sobre programas de milhas, mas sem envolver os programas em si. Todos os cartões, geralmente, possuem programas de fidelidade, onde o cliente, ao pagar a sua fatura, recebe o valor convertido em pontos.

O que muitas pessoas não sabem é que existem categorias de cartões, como básico, platinum, black e demais, e quanto maior for a sua categoria, maiores são os benefícios para os titulares, principalmente com relação ao acúmulo de pontos.

Ainda existem cartões que transferem automaticamente pontos para os seus programas de milhagem. O Smiles, TudoAzul e Multiplus tem parcerias com alguns bancos e permitem que os valores sejam convertidos diretamente em milhas. Veja nossa tabela com os Melhores Cartões de Crédito Para Acumular Milhas.

5 – Como usar milhas para comprar passagens?

O processo para emissão de passagens com milhas é bastante simples. Segue basicamente o mesmo procedimento de uma emissão normal. Você vai acessar o site do seu programa de milhagem, selecionar o trecho, preencher os dados e confirmar a emissão da passagem.

Caso você tenha o saldo necessário, o processo será finalizado e você receberá o seu bilhete em seu e-mail, mas caso você não tenha, é possível utilizar uma parte em dinheiro (entretanto é bom ficar atento para que o valor em dinheiro não seja igual ao que você gastaria emitindo uma passagem normal).

Os benefícios para utilizar as milhas não param na emissão de passagens. Algumas companhias ainda permitem a troca de milhas por comodidade nos voos, como assentos com mais espaço para pernas ou a alteração de classe no seu voo.

Para mais detalhes sugerimos que você leia o nosso artigo Como Comprar Passagens Com Milhas.

6 – É possível resgatar milhas de voos passados?

Uma das principais dúvidas sobre programas de milhas é se é possível resgatar milhas de voos passados.

A resposta é sim, mas é necessário que você tente resgatas as milhas da companhia que você fez a sua viagem, além de seguir determinados prazos estipulados por eles, que geralmente é de até 6 meses após o voo.

Algumas companhias, como a LATAM, já creditam o seu saldo de milhas diretamente pelo seu CPF no momento em que finaliza o seu voo, mas nesse caso é importante que até a finalização você já tenha um cadastro no programa Multiplus.

O mais ideal é você checar duas vezes o seu programa de milhagem. A primeira é no momento da compra da passagem e a segunda quando estiver fazendo o check-in, dessa forma a possibilidade de perda de milhas é reduzida.

7 – É possível usar as milhas a qualquer momento?

Sim, mas é necessário ter uma questão em mente. Da mesma forma que o preço das passagens altera conforme épocas do ano, a quantidade de milhas também se altera, sendo necessárias mais milhas para a alta temporada e menos milhas para a baixa temporada.

Se você pretende utilizar milhas para fazer a sua viagem é importante planejar com antecedência, principalmente pelo fato de as companhias aéreas não disponibilizarem todos os assentos para a emissão de bilhetes com milhas.

Se você estiver pensando em viajar na alta temporada, sugerimos que você leia o nosso artigo Vale Apena Usar Milhas na Alta Temporada?

8 – Em que mais posso usar as milhas?

Uma das grandes dúvidas sobre programas de milhas é se eu só posso utilizar as milhas para emitir passagens aéreas. Por esse motivo muitas pessoas desistem de acumular porque não vão alcançar determinados saldos para a viagem que desejam.

Mas da mesma forma que você acumula mais pontos fazendo compras em lojas parceiras dos programas, é possível usar as suas milhas para resgatar produtos que você possa querer. As possibilidades são diversas, como restaurantes, SPAs, combustível, táxi, eletrodomésticos e por aí vai.

Mas e se você não quer emitir passagens ou produtos e serviços dos parceiros? Já imaginou ter uma renda extra com essas milhas? Faça a venda delas então!

9 – Vender milhas?

Outra das dúvidas sobre programas de milhas que é presença constante em nossa caixa de e-mail é me relação a venda de milhas de viagem.

Exatamente, é possível vender as suas milhas. Esse é um mercado que está crescendo, com processos totalmente legais e com ambientes seguros e protegidos para fazer as transações.

10 – Quanto as minhas milhas valem?

As milhas seguem a mesma noção de oferta e demanda. Se em determinado momento existe a grande procura por elas, os preços tendem a se elevar. Ainda, a venda de grandes lotes de milhas chega a valer mais que pequenos lotes.

Se você quiser saber quanto estão valendo as suas milhas, é possível fazer cotações antes de disponibilizá-las pro mercado, acessando plataformas de vendas de milhas.

11 – Em que momento vender milhas?

A melhor resposta seria outra pergunta: Quando você quer uma renda extra? A venda pode ser feita sempre que você quiser, sempre atentando ao prazo de validade delas.

O melhor momento para a venda são os meses anteriores a alta temporada, quando a procura por passagens com milhas é maior.

12 – Eu preciso vender todo o meu saldo de milhas?

Não. Você pode vender a quantidade que você quiser, desde que o saldo esteja disponível na conta do programa de milhas.

Qual é a tática mais utilizada pelas pessoas? Emitem as suas passagens para os locais que desejam viajar e vendem o restante para aproveitar essa renda extra para trazerem presentes ou fazer mais passeios.

13 – Como vender milhas?

Entre as dúvidas sobre programas de milhas mais comum está essa, mas não se preocupe, pois o processo é bastante simples e pouco burocrático, podendo ser feito nos principais sites de venda de milhas existentes no Brasil.

Basta você acessar uma plataforma de milhas como o MaxMilhas e HotMilhas, e fazer a cotação pelo formulário que eles disponibilizam. Caso o valor esteja do seu agrado, basta criar e acessar sua conta na plataforma e colocar à disposição as suas milhas.

14 – Como ganhar dinheiro com milhas?

Bem, economizar em suas passagens já é uma forma, mas se você quiser ganhar uma grana extra trabalhando online, é possível transformar isso em uma forma de ganhar dinheiro online, que vem conquistando muita gente.

Como o mercado de compra e venda de milhas vem crescendo bastante no Brasil, você pode ficar especulando com milhas aéreas, da mesma forma que se faz na bolsa de valores. Saiba mais em nosso artigo Como Ganhar Dinheiro Com Milhas.

Como dissemos anteriormente, se você ainda tem algumas dúvidas sobre programas de milhas, deixe seu comentário abaixo e mantenha-se em dia com tudo o que acontece no universo dos programas de milhagem e fidelização assinando a nossa Newsletter.

Por Pablo Valle

2 COMENTÁRIOS

  1. Boas as explicações sobre as dúvidas sobre programas de milhas. Essa é uma área bem complicada para entender.

    • Olá João

      Ficamos satisfeitos em saber que a nossa matéria com as principais dúvidas sobre programas de milhas foi útil para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here